Workshop de “Redução dos riscos nos incêndios na interface urbanoflorestal”

Os incêndios deste verão, sejam em território nacional – Monchique – ou estrangeiro, bem como os também trágicos fogos do ano passado, evidenciaram cada vez mais o problema dos incêndios florestais na interface urbano e florestal. Atenta a esta questão, a APSEI traz ao evento o workshop Redução dos riscos nos incêndios na interface urbanoflorestal”.

A organização do workshop, marcado para dia 15 de novembro, entre as 13h30 e as 18h00, está a cargo da National Fire Protection Association (NFPA), a maior associação mundial na área da prevenção e segurança, e será ministrado por Michele Steinberg, responsável pela Divisão de Operações de Incêndio Florestal e gestora do Programa Firewise Communities da NFPA.

Criado exclusivamente para os participantes da conferência Proteger 2018, estará limitado a um número reduzido de participantes, permitindo assim uma maior interação entre formandos e a formadora. Projetistas de segurança contra incêndio, bombeiros e responsáveis de proteção civil das autarquias são exemplo do público-alvo deste workshop, que permitirá o registo na plataforma SIGO, à semelhança dos restantes workshops da Proteger 2018

Cada vez mais os incêndios tendem a coexistir, com uma severidade e frequência cada vez maiores, com a presença humana em aglomerados urbanos. Nos Estados Unidos da América há muito que este problema foi identificado, tendo sido lançado um programa nacional de investigação  e diversos programas de sensibilização das populações. A NFPA tem liderado estes programas nos EUA e vem a Portugal partilhar esta experiência com os profissionais da proteção civil e outros que queiram participar neste workshop, que terá uma vertente prática.