Programa

Apresentação

Sinopse

Wearables & IA Aplicada à SST

O Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (CBER) do INESC TEC dedica-se à criação de conhecimento interdisciplinar e ao desenvolvimento de sistemas, ferramentas e métodos para a prevenção e deteção precoce de diferentes tipos de doenças, condições relacionadas com o envelhecimento, ou para a reabilitação humana, fisioterapia ou avaliação funcional. Uma das linhas de investigação de destaque é a linha de Saúde Ocupacional Quantificada, dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a monitorização psicofisiológica de profissionais. Esta linha de investigação conta com mais de 10 anos de investigação, com o desenvolvimento de dispositivos wearable adaptados e algoritmos baseados em IA com 3 patentes associadas, com base na análise de datasets com mais de 1500 horas de ECG recolhidos de diferentes grupos profissionais (bombeiros, policias, controladores de tráfego aéreo, militares…). Desta linha de investigação, destaca-se a criação da WeSENSS, uma spin-off do INESC TEC, com uma sólida base científica que integra uma solução tecnológica, que permite de uma forma robusta, simples e eficaz, a avaliação e monitorização da saúde e do impacto das variáveis ambientais nos trabalhadores, e a promoção da sua segurança em situações reais.

momento 1_Duarte Dias

Duarte Dias

Orador

Duarte Dias é Engenheiro Biomédico no INESC TEC e Assistente de Coordenação do Centro de Engenharia Biomédica (C-BER) onde coordena e participa em projetos de investigação Nacionais e Internacionais.
Tem uma vasta experiência na investigação e desenvolvimento de dispositivos wearable, plataformas de aquisição de dados biomédicos e sistemas de processamento de sinais fisiológicos.
Desde 2015 que já participou em mais de 5 projetos Nacionais e mais de 5 Europeus, tais como AgWearCare (projeto Nacional; Coordenador) e FIRE-RES (Projeto Europeu) ambos relacionados com a monitorização de trabalhadores, nestes casos agricultores e bombeiros respetivamente. Recentemente teve aprovação como coordenador de um novo Projeto Europeu denominado de AI4Lungs no valor de 7 Milhões de euros.

momento 1_Susana Rodrigues

Susana Rodrigues

Oradora

Susana Rodrigues, investigadora no Centro de Investigação em Engenharia Biomédica do INESC TEC desde 2015, na área da Saúde Ocupacional Quantificada. Fez doutoramento na área da Psicologia (Saúde Ocupacional) na FPCEUP (2012-2016).
Tem estado envolvida em vários projetos de investigação relacionados com sensorização humana e cuidados de saúde, com ênfase na promoção da digitalização e personalização na saúde (ocupacional). Colabora no desenvolvimento, implementação e validação de tecnologias wearable e de análise de dados (psicofisiológicos) para avaliação de variáveis como stress, fadiga e burnout em diferentes grupos profissionais (polícias, bombeiros, controladores de tráfego aéreo…), bem como no desenho e implementação de propostas de gestão de stress e promoção do bem-estar em contextos organizacionais.