Programa

Apresentação

Sinopse

Transporte de Mercadorias Perigosas em Túneis

A legislação europeia e nacional, como a Directiva 2008/68/CE e as suas atualizações são essenciais para garantir a segurança no transporte terrestre de mercadorias perigosas. Embora o transporte fluvial de mercadorias perigosas em Portugal não pareça ser significativo, o transporte terrestre, especialmente em túneis, requer atenção especial devido ao confinamento do espaço, o que limita a disseminação de produtos em caso de incêndio, bem como a libertação de calor.

Garantir a conformidade com as regulamentações europeias e nacionais é fundamental para mitigar os riscos associados ao transporte de mercadorias perigosas, com especial ênfase no transporte terrestre em túneis. Este ambiente confinado apresenta desafios únicos em caso de emergência, como a contenção de produtos e calor, destacando a importância de medidas preventivas e protocolos de segurança rigorosos para proteger tanto os trabalhadores quanto o ambiente circundante.

momento 19_Jorge Saraiva

Jorge Saraiva

Orador

Jorge Saraiva é Engenheiro Mecânico e formou-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1973, seguindo-se um doutoramento em Estruturas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em 1983. Ao longo de sua carreira, atuou como Investigador Coordenador do LNEC, além de ter sido Professor Titular Visitante na FAUUSP, no Brasil, e Professor Convidado no IST, Universidade de Lisboa. Com mais de 30 anos de experiência, concentrou-se em trabalhos de IDD&D e de projeto de túneis rodoviários, ferroviários e de metro, com especialização em ventilação, controlo de fumo e segurança. Desempenhou também papéis importantes em organizações profissionais e técnicas, como membro da Ordem dos Engenheiros e presidente de várias comissões técnicas. Como projetista, consultor e avaliador, contribuiu para estudos e projetos em segurança e sistemas eletromecânicos em túneis rodoviários, ferroviários e de metro, bem como em estacionamentos cobertos.